Terapia refere-se ao tratamento de problemas psicológicos, emocionais e comportamentais. Através de técnicas verbais e não verbais, o Psicólogo ajuda o paciente a refletir sobre suas questões e a encontrar formas diferentes e criativas de aliviar o seu incômodo e melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros. Geralmente, o foco também chamada de Psicoterapia é em mudar pensamentos, emoções e comportamentos ineficientes. Apesar se ser reconhecido como um tratamento eficaz, porque tantos veem como algo luxuoso ou só para quem tem problemas sérios?
 

Para alguns especialistas entrevistado pelo UOL, a base dos preconceitos está na separação entre a saúde mental e a física. E os problemas psíquicos acabam sendo deixados para segundo plano. Tanto que, quando falamos em dor, a primeira coisa que vem à cabeça é na física e não na sentimental. Mas os problemas sentimentais são tão importantes quanto os físicos e quando se acumulam, podem ficar mais sérios, como depressão, ansiedade e, em casos graves, suicídio.

 

É preciso entender que o tratamento psicológico é um processo gradativo, porém, bastante recompensador. Mais ainda, o consultório do psicólogo é um local em que o paciente pode se abrir, desabafar e ser ele mesmo.


O mais importante é que o paciente esteja disposto a fazer Psicoterapia e que isto não seja algo imposto por alguém, já que o seu sucesso depende muito da sua vontade e do seu comprometimento com o processo. Além de, é claro, contratar um profissional sério e responsável e que o faça se sentir acolhido e compreendido.

 

Por fim, sua saúde mental vale muito. Cuide dela!

Especialistas da OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmam que cerca de 80% da população brasileira irão sofrer de alguma forma com dores na coluna, sejam elas diariamente ou conforme alguns hábitos praticados despercebidos, dessa forma são de extrema importância agendar uma avaliação com o médico mais indicado para esse tipo de problema, para que você conheça a causa e o quanto está afetando internamente e externamente em sua vida.

 

Confira os hábitos mais prejudiciais à sua coluna:

 

1. Permanecer por muitas horas na mesma posição:

Geralmente passamos horas na mesma posição durante o dia, seja em pé ou sentado trabalhando, ocasionando uma circulação distribuída de forma  debilitada a todo o corpo.


Dica:

Estar atento é essencial para que realize uma pausa ao menos a cada 1 hora, podendo ser um rápido alongamento para aliviar a tensão entre os  músculos, implicando em uma melhoria na postura.

 

2. Utilizar bolsas pesadas:

Normalmente as pessoas utilizam bolsas ou mochilas consideravelmente pesadas, o problema esta na forma em que utilizará, colocando todo o peso em apenas um ombro, sobrecarregando apenas um lado de seu corpo, provocando alterações significantes na coluna e em sua qualidade de vida.

 

Dica:

Certifique a necessidade de todo o peso carregado para que o exagero não te prejudique, logo após verifique e sempre opte por uma mochila que distribua de forma igualitária o peso em seu ombro, caso seja uma bolsa, revezar o peso entre os dois ombros é a sua única opção.

 

3. Posição incorreta durante o sono:

Dormir de forma incorreta durante toda a noite pode acarretar logo pela manhã em desconfortos repentinos, além do cansaço, com isso confira a dica a seguir:

 

Dica:

O primeiro ponto importante é verificar se o colchão está ideal, devendo manter a curvatura natural de sua coluna. Logo após, avalie sua postura, segundo os médicos a posição aconselhada é deitar-se de lado ou de barriga para baixo, mantendo sempre que possível, a cabeça, a coluna e o pescoço de forma alinhada.

 

4. Levantar peso:

Durante certas situações do dia a dia é inevitável não carregar peso, com isso é comum nos esquecermos de que há algumas regras básicas para evitar uma possível dor ao longo do dia.

 

Dica:

Deve-se: Dobrar os joelhos e abaixar-se com a coluna reta, pois o que irá ocasionar um desconforto será ao dobrar a coluna, além de provocar dor, trará problemas no futuro.

 

Dicas para uma boa postura:

  • É importante adquirir o hábito da prática de exercícios regularmente.
  • Reconhecer a necessidade de algumas mudanças ao longo do dia.
  • Atentar-se aos frequentes desconfortos.


Caso todas essas dicas já não sejam o suficiente para uma melhoria das dores apresentadas, é importante direcionar-se ao Fisioterapeuta ou mesmo a um Ortopedista, que são profissionais especializados nesses tipos de ocorrências e irão auxiliar e justamente iniciar um tratamento que trará uma qualidade novamente.


 

Hoje em dia é cada vez mais comum nos deparamos com as pessoas grudadas com os aparelhos celulares nas mãos, estejam elas nas ruas, nos restaurantes ou até mesmo no local de trabalho. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2016, cerca de 77,1% da população brasileira com 10 anos ou mais já possuí seu próprio celular.

Com o crescimento do uso dos celulares, várias questões vêm sendo levantadas, inclusive se os aparelhos são capazes de prejudicar de alguma forma a nossa saúde. Estudos mostram que os brasileiros passam pelo menos 3 horas do seu dia no celular, os mais jovens chegam a passar pelo menos 4 horas.

Diante desses dados, trouxemos alguns problemas que o uso prologado dos aparelhos pode trazer para a saúde e dicas de como evitar, confira:

 

Problemas de Visão

A luz azul emitida pelos celulares, tablets, TVs e computadores podem causar danos irreversíveis à visão. Segundo especialistas, o mais comum é a síndrome do olho seco, que ocorre quando o olho produz menos lágrimas do que o normal. Isso acontece porque o uso dos aparelhos exigem um foco grande, diminuindo o número de vezes que piscamos, sendo considerado ideal em média 15 vezes por minuto, e com o esforço chega a cair para 5 vezes por minuto.

Dicas

  • Pessoas que trabalham com computador, o ideal é que esteja sempre no mesmo nível do olhar;
  • Dar pausas dos aparelhos, seja ele computador ou celular  a cada duas horas também ajudam a evitar maiores complicações;
  • Ar-condicionado também desidrata os olhos e amplia os problemas causados pela luminosidade, evite passar muito tempo combinando os dois;
  • É importante lembrar-se de ajustar as configurações de brilho do celular, deixe no automático para que o brilho se regule de acordo com a luminosidade do local.

 

Insônia

O uso do celular antes de dormir pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono. Isso acontece devido à luz azulada que os aparelhos emitem, fazendo com que nosso cérebro permaneça por mais tempo ativo, afastando o sono.

Dicas:

  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos até 2 ou 3 horas antes de dormir;
  • Alguns aparelhos permitem que a luminosidade seja alterada do azul para o amarelo ou alaranjado, mas se o seu não possui esta opção, existem aplicativos que fazem isso;
  • Preferir luzes amarelas quentes ou avermelhadas para iluminar a casa durante a noite;

 

Problemas ortopédicos

Os problemas ortopédicos estão relacionados, principalmente, com a má postura dos usuários. Normalmente quando usamos o celular inclinamos o pescoço para frente e para baixo, podem surgir às dores de cabeça, nos braços e no pescoço.

Além disso, ficar horas digitando, pode causar inflamação dos músculos, gerando tendinites nas mãos. O polegar é o membro mais atingido, isso porque normalmente é o mais usado na hora de digitarmos no celular, causando um movimento repetitivo que pode levar a LER, lesão por esforço repetitivo.

Dicas

  • Tente não sobrecarregar o polegar, tente segurar o celular com uma das mãos e digitar com o indicador da outra, sempre trocando;
  • Fortifique a região das mãos fazendo movimentos rotativos com os pulsos.
  • Faça alongamento dos braços e das mãos.

 

Postura

Temos o péssimo hábito de usar os aparelhos eletrônicos com a cabeça baixa, ou seja, com o pescoço curvado, essa posição pode ocasionar dores na região.

Isso ocorre devido à carga sobre a cervical, por exemplo, num ângulo de 15 graus (cabeça mais ereta), a carga sobre a cervical é de 12 quilos; se passar a 60 graus (cabeça abaixada), chega a 27 quilos.

Quando ficamos nessa posição por tempo excessivo, sobrecarregamos a coluna e pode haver dores no pescoço por fadiga muscular.

Dicas:

  • Tente usar o celular com a cabeça ereta, levando à altura dos olhos;
  • Faça exercícios de alongamento para relaxar a tensão no pescoço;
  • Pratique atividade física regular para fortalecer a musculatura.

Lembre-se, não é preciso parar de usar os celulares e aparelhos eletrônicos, o importante é se atentar e tomar os cuidados necessários para não apresentar problemas futuros.

Cuidar dos dentes não é apenas uma questão de estética, mas também de saúde, seu hábito regular propicia uma qualidade de vida significante, dessa maneira a boca deve ser vista como a vitrine da saúde do nosso corpo.

 

O coração possui extrema importância, bombeando o sangue, distribuindo oxigênio e nutrientes para todo o organismo, dessa forma merece atenção para seu bom funcionamento, devendo adotar medidas de prevenções.

 

Afinal, qual a relação?

A saúde Bucal e as doenças cardíacas estão associadas pela disseminação de bactérias devido ao descuido com a limpeza na região Bucal, dessa forma ocorre à manifestação de germes e bactérias, espalhando-se para outras áreas do corpo através da corrente sanguínea.

Onde poderá disseminar-se?

As bactérias ou mesmo os germes se aderem ao músculo do coração, por exemplo, lesionando e causando inflamação. Ou também, poderá provocar acidentes Cardiovasculares.

 

Conheça as doenças mais graves causadas pela má higiene bucal

Gengivite

A gengivite é a inflamação da membrana Gengival, que conforme seu progresso afetam os ossos que sustentam os dentes, formada por uma placa aderente, com isso, uma pessoa que possui a Gengivite ao passar o fio dental ou mesmo na escovação pode ocorrer o sangramento, caindo bactérias em sua corrente sanguínea.

 

Sintomas

  • Vermelhidão
  • Sangramento Gengival
  • Odor desagradável
  • Inchaço

 

Endocardite Bacteriana

Decorrente da Gengivite, a Endocardite Bacteriana é uma doença que causa inflamação na membrana que reveste a parte interna do coração e as válvulas cardíacas.

No caso de má higiene bucal, pode acontecer das mais de 150 milhões de bactérias presentes na saliva caírem na corrente sanguínea, levando a endocardite.

Estima-se que cerca de 150 mil brasileiros sofram do problema anualmente.

 

Sintomas

  • Dor torácica,
  • Perda de peso repentina,
  • Sangue na urina,
  • Febre persistente,
  • Fraqueza,
  • Frequência cardíaca oscilando entre moderada e acelerada,
  • Suor noturno e tosse constante.

 

Quem corre esse risco?

Pessoas que possuírem algum tipo de doença crônica como gengivite ou mesmo aqueles que possuem uma saúde bucal precária, principalmente se ela não for devidamente diagnosticada e possivelmente tratada, irá aumentar consequentemente sua virulência e sua gravidade.

 

Quais as dicas para uma boa higienização Bucal?

  • Escovar os dentes no mínimo 3 vezes ao dia.
  • Usar fio dental diariamente.
  • Usar enxaguante Bucal com flúor, caso recomendado.
  • Uma escova adequada, com cerdas macias e a cabeça pequena para que alcance facilmente todas as áreas da boca, dentes posteriores por exemplo.

Além das dicas essenciais descritas anteriormente, é necessário uma postura Pró Ativa com exames regulares, mantendo seu sorriso saudável, limpo e bonito por toda sua vida.

Você sabe o que é ter saúde mental?

Os problemas de saúde mental são vistos como tabu pela sociedade em geral, mas é preciso quebra-lo, pois os dados são alarmantes.

Segundo a Secretaria de Saúde, mais de 3% da população em geral sofre com transtornos mentais severos e persistentes, e 12% da população necessitam de algum atendimento em saúde mental, seja ele contínuo ou eventual.

 

Afinal o que é saúde mental?

Muito se fala, mas pouco se sabe realmente sobre o que quer dizer o termo saúde mental.

O termo “saúde mental” é usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. Ter uma boa saúde mental significa tratar de forma consciente seus problemas, medos, aflições, frustrações e enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e saber procurar ajuda quando necessário, ou seja, quando não conseguir lidar com conflitos, traumas e perturbações.  

Uma pessoa com uma boa saúde mental é equilibrada, tem controle emocional e consegue resolver seus problemas o que ajuda a evitar a ansiedade, doença em que o Brasil lidera o ranking, com 9,3% da população, que atinge principalmente as mulheres sendo elas 7,7% desse número.

 

Problemas de saúde mental mais frequente

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado;
  • Dependência de álcool e outras drogas;
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.

É importante lembrar que qualquer pessoa pode passar por algum sofrimento psíquico em qualquer fase da vida.

 

Como manter a mente saudável?

De acordo com a Secretária de Saúde, existem alguns critérios da saúde mental:

  • Atitudes positivas em relação a si próprio
  • Crescimento, desenvolvimento e autorrealização
  • Integração e resposta emocional
  • Autonomia e autodeterminação
  • Percepção apurada da realidade
  • Domínio ambiental e competência social.

Procure sempre um profissional especializado para lhe atender.