O que é Alergia?

Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta exagerada do sistema imunológico após a exposição a uma série de agentes, em indivíduos predispostos geneticamente.

As alergias são inevitáveis, nem os pais mais cuidadosos conseguem deixar os seus filhos livres de qualquer tipo de alergia.

Muitas crianças já nascem com algum tipo de alergia, e a grande maioria adquire algum problema alérgico conforme vai crescendo, é possível que apareça alguma alergia nova até depois de adulto.

 

Diagnóstico de Alergia

O diagnóstico das alergias e doenças alérgicas é realizado principalmente por meio do histórico clínico e do exame físico do paciente. Quando necessário, exames são utilizados para complementação e/ou confirmação do diagnóstico clínico.

 

Os principais exames utilizados em alergia são:

  • Testes cutâneos de leitura imediata e de contato
  • Exames laboratoriais, como a dosagem de IgE total e IgE específica no sangue
  • Diagnóstico por imagem, como radiografia e tomografia
  • Testes de provocação
  • Dietas de eliminação.

 

As alergias infantis mais comuns são as respiratórias. As alergias respiratórias são doenças inflamatórias crônicas que acometem as vias respiratórias, sendo a asma e a rinite alérgica as doenças mais comuns.

 

Tipos mais comuns

Alergia alimentar

A Alergia Alimentar é uma Reação Adversa a determinado alimento. Envolve um mecanismo imunológico e tem apresentação clínica muito variável, com sintomas que podem surgir na pele, no sistema gastrintestinal e respiratório. As reações podem ser leves com simples coceira nos lábios até reações graves que podem comprometer vários órgãos. A Alergia Alimentar resulta de uma resposta exagerada do organismo a determinada substância presente nos alimentos.  

Qualquer alimento pode desencadear reação alérgica. No entanto, leite de vaca, ovo, soja, trigo, peixe e crustáceos são os mais envolvidos.

 

Dermatite de contato

A dermatite de contato (ou eczema de contato) é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a um agente capaz de causar irritação ou alergia. As lesões da pele geralmente são restritas ao local do contato, surge após repetidas exposições a um produto ou substância.

O eczema apresenta-se em manchas avermelhadas com pequenas bolhas e, apesar de prevalecer em algumas partes do corpo, como nas mãos e no rosto, a doença também pode se apresentar no corpo todo. Mesmo sendo considerada como uma desordem genética, o eczema não é contagioso.

 

Asma

Asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas. Quando as vias aéreas inflamadas são expostas a vários estímulos ou fatores desencadeantes tornam-se hiperreativas e obstruídas, limitando o fluxo de ar através de broncoconstrição, produção de muco e aumento da inflamação.

 

Bronquite

É uma inflamação ou inchaço dos tubos brônquicos (brônquios), as passagens de ar entre a boca e nariz e os pulmões. Mais especificamente, a bronquite descreve uma condição em que o revestimento dos brônquios se inflama. Os indivíduos com bronquite têm uma capacidade reduzida de respirar ar e oxigênio nos pulmões; também, eles não conseguem limpar muco ou fleuma pesada de suas vias aéreas.

 

Rinite

É um tipo de inflamação do nariz que ocorre quando o sistema imunitário tem uma reação excessiva aos alergénios no ar. Os sinais e sintomas incluem congestão ou corrimento nasal, espirros e comichão nos olhos.

 

Sinusite

É uma inflamação dos seios paranasais causada por alergia respiratória. Os sintomas mais comuns da sinusite alérgica incluem dor na face, sensação de peso facial, dor de cabeça, tosse que piora à noite, secreção nasal, nariz entupido e inchaço ao redor dos olhos.

 

A maioria das alergias se manifesta no corpo com sintomas parecidos, por isso é sempre importante levar a criança ao médico para ser receitado o melhor tratamento para cada caso.

A maioria dos tratamentos é à base de medicamentos e pomadas, que os pediatras receitam aos pais.

O uso pode ser continuo dependendo do problema da criança, ou o tratamento pode ser a curto prazo.

 

Amamentação exclusiva até os seis meses de vida

Essa recomendação é unânime entre os especialistas: a amamentação fornece anticorpos e nutrientes que aumentam a proteção do bebê contra alergias.