O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento do câncer de colo de útero, uma doença que atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

O que é o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é um tipo de tumor maligno que se desenvolve na parte inferior do útero, que se conecta com a vagina. Ele é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus que pode ser transmitido por via sexual e que pode provocar lesões na região genital.

O câncer do colo do útero é uma doença de evolução lenta, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Por isso, muitas mulheres só descobrem que têm a doença quando ela já está em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

Quais são os sintomas do câncer do colo do útero?

Quando o câncer do colo do útero começa a se manifestar, ele pode causar alguns sinais e sintomas, como:

  • Sangramento vaginal fora do período menstrual ou após a relação sexual;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro, cor ou aspecto diferente do normal;
  • Dor ou desconforto durante a relação sexual;
  • Dor pélvica ou na região lombar.

Se você notar algum desses sintomas, procure um médico ginecologista o quanto antes para fazer uma avaliação e um diagnóstico adequado.

Como prevenir o câncer do colo do útero?

A melhor forma de prevenir o câncer do colo do útero é se proteger contra o HPV, que é o principal fator de risco para a doença. Para isso, existem duas medidas principais:

  • Vacinação: A vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela é capaz de prevenir cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero e 90% das verrugas genitais. A vacina é segura e eficaz, e deve ser tomada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
  • Uso de preservativo: O preservativo, seja masculino ou feminino, é um método de barreira que impede o contato direto com o vírus HPV durante a relação sexual. O uso do preservativo deve ser feito em todas as relações, desde o início até o fim, e com parceiros fixos ou eventuais. Além de prevenir o HPV, o preservativo também protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, herpes e hepatites B e C.

Além dessas medidas, é fundamental que as mulheres façam o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, periodicamente. Esse exame consiste na coleta de uma amostra de células do colo do útero, que é analisada em laboratório para detectar possíveis alterações ou infecções. O exame preventivo pode identificar lesões pré-cancerosas que, se tratadas a tempo, podem evitar o desenvolvimento do câncer.

A All Doctors apoia essa causa!

Se você é cliente Prime, você tem uma vantagem especial: durante o mês de março de 2024, você pode fazer o exame colpocitológico com um desconto exclusivo Essa é uma oportunidade imperdível para você cuidar da sua saúde e prevenir o câncer do colo do útero. A All Doctors se preocupa com a sua saúde e com a sua satisfação. Por isso, estamos sempre buscando oferecer os melhores serviços e benefícios para você e sua família. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos planos e vantagens. All Doctors, a saúde que você merece.


As doenças crônicas, como diabete, hipertensão e doenças cardíacas, são responsáveis por mais de 60% das mortes no mundo. Além disso, elas também causam uma série de problemas de saúde, como dor, perda de movimento e limitações na qualidade de vida. Por isso, é crucial prevenir essas doenças antes que elas se desenvolvam. Felizmente, muitas dessas doenças podem ser prevenidas ou controladas com o acompanhamento médico adequado e mudanças de estilo de vida.

A All Doctors é a melhor escolha para cuidar da sua saúde e prevenir doenças crônicas. Com nossa rede credenciada de alto nível, você tem acesso a médicos especialistas em diversas áreas, incluindo cardiologia, endocrinologia e nutrição. Além disso, oferecemos exames laboratoriais e de imagem de alta precisão para detectar problemas de saúde precocemente.

Nós acreditamos que a prevenção é a melhor maneira de evitar doenças crônicas. Por isso, oferecemos descontos em academias e farmácias parceiras, para que você possa cuidar de seu corpo e sua saúde de forma completa.

Não espere até ser tarde demais. Faça da sua saúde uma prioridade e contrate agora o convênio de saúde All Doctors Prime. Conosco, você estará tomando as medidas certas para prevenir doenças crônicas e manter-se saudável.

Além disso, nós disponibilizamos conteúdo educacional em nosso blog, para que você possa estar sempre atualizado sobre as últimas novidades na área de saúde . Não perca mais tempo e faça sua contratação agora mesmo! A All Doctors está pronta para oferecer o melhor atendimento e cuidado para sua saúde.