O verão é uma estação que muitas pessoas adoram, pois é sinônimo de sol, praia, piscina e diversão. Porém, também é uma época que exige alguns cuidados especiais com a saúde, pois o calor e a exposição solar podem trazer riscos para o nosso organismo.

Neste texto a seguir, vamos te dar algumas dicas de como se proteger do sol e evitar doenças de pele. Confira!

O sol é importante para a nossa saúde, pois ajuda na produção de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico. Porém, a exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioletas (UV) pode causar danos à nossa pele, como queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele.

Por isso, é fundamental usar o filtro solar todos os dias, mesmo em dias nublados ou em ambientes fechados. O fator de proteção solar (FPS) deve ser adequado ao seu tipo de pele e deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que entrar na água, ou transpirar muito. Além disso, é recomendado evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, quando os raios UV são mais intensos.

Outra forma de se proteger do sol é usar roupas leves, chapéus, óculos de sol e outros acessórios que cubram a pele dos raios solares. Também é importante beber bastante água para manter a hidratação da pele e do organismo, e consumir alimentos ricos em antioxidantes, como frutas, verduras e legumes, que ajudam a combater os radicais livres gerados pelo sol.

E lembre-se: se notar alguma alteração na sua pele, como manchas, pintas, feridas ou coceiras, procure um dermatologista quanto antes.

A alimentação também é um fator importante para a saúde no verão, pois ela influencia na digestão, na energia, na imunidade e na pele. O ideal é optar por alimentos leves, frescos e naturais, como saladas, frutas, legumes, cereais integrais, carnes magras, peixes e ovos. Evite alimentos pesados, gordurosos, fritos, condimentados e industrializados, pois eles podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar mal-estar, azia, gastrite e até mesmo intoxicação alimentar.

O verão também é uma estação propícia para o surgimento de algumas doenças, como as micoses e as doenças transmitidas por alimentos (DTAs). As micoses são infecções causadas por fungos que se desenvolvem em ambientes quentes, úmidos e escuros, como as dobras da pele, as unhas e o couro cabeludo. Os sintomas mais comuns são coceiras, vermelhidão, descamação e alteração na cor ou na forma da unha.

Para prevenir as micoses, é importante manter a pele limpa e seca, evitar roupas e calçados apertados e abafados, usar chinelos em locais públicos como piscinas e vestiários, não compartilhar objetos pessoais como toalhas e alicates, e procurar um médico se notar alguma alteração na pele ou nas unhas.

O verão é uma estação maravilhosa, mas que requer alguns cuidados com a saúde para podermos aproveitá-la ao máximo. Seguindo as dicas você pode se proteger do sol e aproveitar ao máximo.


O mês de novembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. Essa é uma causa muito importante, pois o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, e se diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura. Por isso, nós separamos alguns mitos e verdades sobre essa doença, para que você possa se informar e se prevenir. Confira:

O câncer de próstata só afeta homens idosos. MITO. Apesar de ser mais frequente após os 50 anos, o câncer de próstata pode afetar homens de qualquer idade, especialmente se houver histórico familiar da doença. Por isso, é recomendado que os homens façam exames periódicos a partir dos 45 anos, ou antes, se houver fatores de risco.

O exame de toque retal é o único método para detectar o câncer de próstata. MITO. O exame de toque retal é um dos métodos para avaliar a próstata, mas não é o único. Existem outros exames que podem complementar o diagnóstico, como o PSA (antígeno prostático específico), a ultrassonografia e a biópsia. O médico urologista é o profissional habilitado para indicar o melhor exame para cada caso.

O câncer de próstata não tem sintomas na fase inicial. VERDADE. Na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, o que dificulta a sua detecção precoce. Por isso, é importante fazer os exames preventivos regularmente, mesmo sem sinais da doença. Quando os sintomas aparecem, geralmente são: dificuldade ou dor para urinar, sangue na urina ou no sêmen, diminuição do jato urinário e dor óssea.

O câncer de próstata pode causar impotência sexual. VERDADE. O câncer de próstata pode afetar a função sexual do homem, tanto pela doença em si, quanto pelo tratamento. Isso ocorre porque a próstata está próxima aos nervos e vasos sanguíneos responsáveis pela ereção. No entanto, isso não significa que todo homem com câncer de próstata terá impotência sexual. Existem tratamentos e técnicas que podem preservar ou recuperar a potência sexual do paciente.

A alimentação saudável pode prevenir o câncer de próstata. VERDADE. A alimentação saudável é um fator que pode contribuir para a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças crônicas. Recomenda-se consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como frutas, verduras, legumes e cereais integrais. Evitar alimentos gordurosos, processados e embutidos também é importante.

Esses são alguns dos mitos e verdades sobre o câncer de próstata que você precisa saber. Lembre-se que a informação é uma aliada da sua saúde e que o diagnóstico precoce pode salvar a sua vida. Cuide-se e procure um médico urologista regularmente. Aproveite o Novembro Azul para se conscientizar e se prevenir contra essa doença.

 

Com as baixas temperaturas do inverno já dando as caras, também aumentam os casos de doenças respiratórias como gripe e resfriado.

Doenças respiratórias não infecciosas também são mais comuns nessa época. Quem sofre de rinite alérgica, sinusite e asma precisa tomar mais cuidado, pois, o ar seco, somado a maior concentração de poluentes na atmosfera, favorece o surgimento de crises dessas doenças.

 

Dicas úteis para fugir das doenças respiratórias nesse inverno:

- Mantenha o organismo hidratado;

- Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;

- Mantenha os ambientes sempre bem arejados.

- Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, algumas dessas doenças são adquiridas pelo ar;

- Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;

- Lençóis e edredons, devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessári;

- A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.

 

Fique de olho: Na maioria dos casos, os problemas respiratórios, principalmente os causados por alergias, tendem a desaparecer sozinhos, no máximo em 3 dias. Ingerir muita água e fazer repouso são medidas que auxiliam a reduzir a intensidade dos sintomas.

Porém, casos mais graves, como os vírus ou doenças que se aproveitem da baixa imunidade para se desenvolver, requerem orientação médica.

Evite a automedicação. Se os sintomas persistirem por mais de 3 dias, agende uma consulta e procure um médico, como um clínico geral ou um pneumologista para que ele possa receitar o tratamento adequado para o seu caso.

O cuidado com a alimentação vai além de uma conquista estética, alguns alimentos podem ajudar na saúde dos seus olhos.

Confira 5 alimentos que fazem bem também para sua visão.

 

1. Alimentos de cor laranja

A maioria das pessoas já ouviu falar que comer cenoura faz bem para a vista, mas não só ela, outras frutas e legumes de cor laranja também. Isso acontece porque possuem um antioxidante natural que ajuda na obtenção de vitamina A e contribuem para o funcionamento da retina e outras partes dos olhos.

A cenoura e a abóbora são ricas em vitamina C que ajudam na saúde em geral. A cenoura também é uma fonte de carotenoides, que são nutrientes que ajudam a retardar o aparecimento de doenças crônicas como glaucoma e catarata.

 

2. Folhas verdes

As folhas, legumes e principalmente as verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que ajudam a proteger nossos olhos. Por conterem luteína e zeaxantina, podem contribuir para redução do risco de degeneração macular que é uma doença na retina que se não tratada pode levar a perde da visão.

Esses antioxidantes também podem diminuir o desconforto com relação à luz, melhoram o contraste e também podem aumentar o alcance da visão.

 

3. Ovos

Estudos comprovaram que o ovo ajuda a minimizar a chance de degeneração macular relacionada à idade (DMRI) por conter zeaxantina, a gema contém zinco que é o principal nutriente para diminui-las.

 

4. Frutas vermelhas e cítricas

As maiorias dessas frutas são rica em vitamina C, que auxiliam na prevenção de doenças oculares. Atuam principalmente na prevenção de doenças oculares e também impedindo a progressão de doenças já instaladas, como por exemplo, pessoas que já possuem glaucoma. Lembrando que além do consumo dessa vitamina, é sempre importante ter um acompanhamento médico.

 

5. Peixes

Os peixes são alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6, os que fazem bem à saúde ocular são: salmão, atum, truta, além de anchovas e cavala. Por conterem ácido graxo, atuam na prevenção da Síndrome do Olho Seco. Mas, como também são ricos em vitaminas A, B6, B12, C, D e E, além de minerais, oferecem outros benefícios à saúde ocular e à saúde geral como um todo.

As castanhas, linhaça e óleo de canola  também ajuda a  evitar a síndrome do olho seco, muito frequente nas grandes cidades e na terceira idade.

 

Confira também outras matérias em nosso blog de alimentos que fazem bem para sua saúde Benefícios do Alho e da Cebola Vegetais Indispensáveis

O que é Hipertensão?

Ter Hipertensão, ou pressão alta, é apresentar, sistematicamente, a pressão arterial igual ou maior que 14 por 9.  Existem vários motivos para e elevação da pressão, mas o principal acontece porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. 

A Hipertensão é muito comum, atinge uma em cada quatro pessoas adultas. Estima-se que atinja em torno de, no mínimo, 25 % da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil.

 

Diagnóstico da Hipertensão

O diagnóstico da hipertensão é feito a partir da medida da pressão arterial e deve ser realizada em toda avaliação médica, por qualquer profissional de saúde devidamente capacitado. Isso é fundamental para o diagnóstico da doença e para o acompanhamento do tratamento da pressão arterial.


A gravidade da doença:

Anualmente, quase trezentas mil pessoas morrem no Brasil de doenças cardiovasculares, mais da metade decorrente da pressão alta. 

A doença é responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal.

A pressão alta é grave, também, por ser uma "inimiga silenciosa", pois muitas vezes o paciente não sente nenhum sintoma.


As consequências da pressão alta podem ser evitadas, desde que, os hipertensos sejam diagnosticados e mantenham-se em tratamento.

 

Confira os 10 mandamentos da Sociedade Brasileira de Hipertensão para ficar longe da doença:

  1. Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
  2. Pratique atividade física diariamente;
  3. Mantenha o peso ideal;
  4. Adote uma alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes;
  5. Reduza ou elimine o consumo de álcool;
  6. Abandone o cigarro; nunca pare o tratamento;
  7. Siga as orientações do seu médico;
  8. Evite o estresse;
  9. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer;
  10. Ame e seja amado.

 

Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão

No dia 26 de abril deste ano, acontece a campanha prevenção e combate à hipertensão, reunindo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, Cardiologia e Nefrologia, e a Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial.
Serão realizadas por todo pais atividades de medição da pressão arterial, ações educacionais e promoções de atividades físicas.

 

Fontes: SBH, Hospital Sirio Libanes, UNICAMP