O mês de março é marcado pela campanha Março Lilás, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento do câncer de colo de útero, uma doença que atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

O que é o câncer do colo do útero?

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é um tipo de tumor maligno que se desenvolve na parte inferior do útero, que se conecta com a vagina. Ele é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV), um vírus que pode ser transmitido por via sexual e que pode provocar lesões na região genital.

O câncer do colo do útero é uma doença de evolução lenta, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Por isso, muitas mulheres só descobrem que têm a doença quando ela já está em estágios avançados, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

Quais são os sintomas do câncer do colo do útero?

Quando o câncer do colo do útero começa a se manifestar, ele pode causar alguns sinais e sintomas, como:

  • Sangramento vaginal fora do período menstrual ou após a relação sexual;
  • Corrimento vaginal com mau cheiro, cor ou aspecto diferente do normal;
  • Dor ou desconforto durante a relação sexual;
  • Dor pélvica ou na região lombar.

Se você notar algum desses sintomas, procure um médico ginecologista o quanto antes para fazer uma avaliação e um diagnóstico adequado.

Como prevenir o câncer do colo do útero?

A melhor forma de prevenir o câncer do colo do útero é se proteger contra o HPV, que é o principal fator de risco para a doença. Para isso, existem duas medidas principais:

  • Vacinação: A vacina contra o HPV é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Ela é capaz de prevenir cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero e 90% das verrugas genitais. A vacina é segura e eficaz, e deve ser tomada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.
  • Uso de preservativo: O preservativo, seja masculino ou feminino, é um método de barreira que impede o contato direto com o vírus HPV durante a relação sexual. O uso do preservativo deve ser feito em todas as relações, desde o início até o fim, e com parceiros fixos ou eventuais. Além de prevenir o HPV, o preservativo também protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, gonorreia, clamídia, herpes e hepatites B e C.

Além dessas medidas, é fundamental que as mulheres façam o exame preventivo, conhecido como Papanicolau, periodicamente. Esse exame consiste na coleta de uma amostra de células do colo do útero, que é analisada em laboratório para detectar possíveis alterações ou infecções. O exame preventivo pode identificar lesões pré-cancerosas que, se tratadas a tempo, podem evitar o desenvolvimento do câncer.

A All Doctors apoia essa causa!

Se você é cliente Prime, você tem uma vantagem especial: durante o mês de março de 2024, você pode fazer o exame colpocitológico com um desconto exclusivo Essa é uma oportunidade imperdível para você cuidar da sua saúde e prevenir o câncer do colo do útero. A All Doctors se preocupa com a sua saúde e com a sua satisfação. Por isso, estamos sempre buscando oferecer os melhores serviços e benefícios para você e sua família. Entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos planos e vantagens. All Doctors, a saúde que você merece.

 

No frio, à medida que o ar fica seco e frio, ele torna-se carregado com partículas de poeira e poluição e o nosso sistema respiratório precisa trabalhar mais. Com o inverno nos mantemos mais dentro de casa e o maior contato com germes é a receita perfeita para um resfriado. As pessoas se concentram mais em locais fechados, o que facilita a propagação de vírus e bactérias que causam inúmeras doenças. O pneumologista Ciro Kirchenchtejn esclarece várias questões sobre as doenças mais comuns no inverno, como gripe, resfriado, amidalite, asma, otite, bronquite, pneumonia, rinite, sinusite e alergias.

 

Gripe – é causada pelo vírus influenza e, além dos sintomas do resfriado, causa febre alta e abrupta, dores no corpo e fadiga. Pode provocar complicações se não for diagnosticada e tratada corretamente. O tratamento é feito com analgésicos, antitérmicos, repouso e hidratação.

  • Evitando: vacinando contra a gripe, especialmente se você se enquadra em um "grupo de risco", que inclui idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Embora a vacina não proteja contra todos os tipos de vírus, ela pode reduzir o risco de contrair a gripe, lavar bem as mãos e o nariz, evitar aglomerações.

 

Resfriado – gripes e resfriados têm sintomas semelhantes, embora sejam doenças diferentes. O resfriado geralmente dura de quatro a cinco dias, mas pode se prolongar por até duas semanas, causando coriza, obstrução das vias respiratórias, febre baixa, espirros e dor de garganta. O tratamento alivia os sintomas e é feito com analgésicos e antitérmicos.

  • Evitando: a melhor maneira de evitar qualquer infecção é lavar as mãos regularmente, desinfetar as superfícies mais comumente tocadas, manter a boa saúde com boa alimentação, atividade física regular e sono adequado.

 

Amidalite – causada por vírus ou bactérias, é uma inflamação das amídalas que causa dor de garganta e ao engolir, mau hálito e febre. O tratamento é feito com anti-inflamatórios.

  • Evitando: Além de um estilo de vida mais saudável, se aconselha que as pessoas cuidem da higiene pessoal, lavando bem as mãos e cobrindo a boca com lenço ou com a dobra do braço ao tossir. Também é importante evitar contato com alguém que esteja em crise.

 

Asma – inflamação dos pulmões e vias aéreas. Mais comum em crianças, embora também acometa adultos. Os sintomas são chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. O tratamento é feito com broncodilatador e deve-se eliminar a poeira doméstica para a prevenção da doença.

  • Evitando: fique longe de fumantes e pessoas com resfriados, coma muita fruta e vegetais frescos, tenha uma atividade física regular e use medicamentos antialérgicos recomendados por um médico.

 

Otite – causada por vírus ou bactérias que infectam a garganta e migram até o ouvido provocando dor e febre, é bastante comum em crianças. O tratamento é feito com antibióticos e analgésicos.

  • Evitando: não deixe que os sintomas da congestão nasal se estendam por um longo tempo. Proteja os seus ouvidos contra o vento frio, com lenços chapéus e casacos para prevenir infecções de ouvido

 

Bronquite – inflamação dos brônquios, o que impede a chegada do ar aos pulmões. Causa tosse seca com chiado seguida de tosse com catarro. O tratamento: utilização de vaporizadores, analgésicos, descongestionantes nasais e hidratação.

  • Evitando: para prevenir-se da doença, o cigarro deve ser evitado.

 

Pneumonia – infecção aguda dos pulmões que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Pode surgir após uma gripe ou crise de bronquite severas. O tratamento é feito com antibióticos.

  • Evitando: tome a vacina contra a gripe, pois esta é a causa comum da pneumonia. A vacina pode ajudar na proteção. Fique longe de amigos ou familiares que estão doentes e evite fumaça de cigarro.

 

Rinite – causada por irritação ou inflamação da mucosa do nariz, é uma das doenças alérgicas mais comuns. Causa espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz. O tratamento é feito com medicamentos e vacinas antialérgicas.

  • Evitando: é aconselhável manter o ambiente limpo.

 

Sinusite – é a inflamação dos seios nasais, que são cavidades no crânio em torno do nariz. Provocada por alergias ou infecções por vírus ou bactérias, causa dor de cabeça, pálpebras inchadas, nariz entupido, secreção nasal e dor nos olhos. O tratamento pode ser feito com corticoides, descongestionantes e antibióticos no caso de infecção bacteriana.

  • Evitando: comer frutas e vegetais embalados com antioxidante em abundância, evitar o fumo e os poluentes, beber muitos líquidos e considerar o uso de um umidificador.

​​​​​​​

Alergias – são causadas por reações do organismo a diversos elementos, como pelos de animas, mofo, poeira, perfumes etc. Causam inúmeros sintomas, como espirro, coceira e tosse. O tratamento é específico para cada caso.

  • Evitando: prevenção pode ser feita mantendo os ambientes ventilados, limpos e evitando o contato com substâncias que podem desencadear alergia.

 

Importante não se automedicar, procure um especialista e mantenha suas vacinas em dia. Sua saúde vale Ouro. 

 

 

A doação é a retirada de aproximadamente 450 mL de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita sob supervisão de um médico ou enfermeiro. Em ambiente limpo e confortável. Todos os processos da doação de sangue levam em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a sua saúde.   

Porque se tornou tão importante doar sangue? O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca risco ou prejuízo à saúde. O sangue não se fabrica artificialmente, o sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.

Orientações preliminares ao doador de sangue:

Antes da doação você passará por um processo de pré - triagem (verificação de sinais vitais) e uma entrevista individual;

Se você estiver com algum problema de saúde ou apresentando sintomas como perda de peso, manchas na pele, caroços pelo corpo (ínguas), feridas na boca, não doe sangue e procure um médico

 

Tipos de doação

  • Doação Espontânea: feita de modo altruísta, como uma atitude solidária com um único interesse: ajudar o próximo.
  • Doação vinculada: feita vinculada á algum paciente*.
  • Doação autóloga: doar para si mesmo.

 

O que é necessário para doar?

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal
  •  O limite de idade para primeira doação é de 60 anos
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo
  •  Pesar acima de 50 kg
  • Apresentar documento de identidade com foto
  • Ter repousado bem na noite antes da doação
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas

 

Cuidados após a doação

  • Não fumar por 2 a 3 horas
  • Não praticar exercícios físicos e atividades perigosas, como subir em locais altos ou dirigir caminhão, ônibus em rodovias, por 12 horas.
  • Permanecer no serviço hemoterápico após a doação, por 15 minutos
  • Retirar o curativo 4 horas após a doação.

 

Quem não é apto a doação?

Pessoas que tiveram as seguintes doenças : Hepatite após os 11 anos de idade, Lepra (Hanseníase), Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto, Doença auto-imune, Doença de Chagas, AIDS, Problemas cardíacos, Diabetes,Câncer.

 

Outras situações:

  • Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses
  • Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses
  • Teve contato sexual com parceiro ocasional/eventual nos últimos 12 meses
  • Quem fez algum tipo de procedimento dentário - de 1 a 30 dias (de acordo com o procedimento);
  • Quem recebeu transfusão de sangue e ou parceiros (as) de pacientes que receberam sangue ou fazem hemodiálise – 1 ano;
  • Tatuagem, micropigmentação, maquiagem definitiva e piercing - de 6 meses à 1 ano
  • Piercing em cavidade oral ou região genital - 1 ano após a retirada
  • Tiver algum desses sintomas (gripe, tosse, dor de garganta, rinite, febre, resfriado) – 7 dias após a cura
  • Diarreia – 1 semana após último episódio
  • Tiver alguma infecção não tratada ou em tratamento – 15 dias após cura
  • Herpes labial – após a cicatrização total da lesão
  • Aborto ou parto normal – 3 meses
  • Cesárea – 6 meses
  • Amamentação – liberado quando a criança tiver 1 ano
  • Cirurgia – pode variar de 1 à 12 meses
  •  Doenças em geral - passará por avaliação na triagem
  • Quem tomou as seguintes vacinas : Brucelose, Cólera, Coqueluche, Difteria, Febre tifóide, Hemophillus influenzae, Hepatite A, Hepatite B recombinate, HPV, Influenza H1N1, Leptospirose, Meningite, Peste, Pneumoco, Pólio (Salk) e Tétano – 48 horas;
  • BCG, Caxumba, Febre amarela, Influenza, Pólio oral (Sabin), Rubéola, Sarampo, Varicela e Varíola – 4 semanas
  • Raiva após exposição com animal – 1 ano
  • Antibiótico: apto após 15 dias do uso e com cura da infecção
  •  Quem teve convulsão só poderá doar sangue após 3 anos da última crise e término do tratamento medicamentoso.

 

Etapas da doação

  • 1º Passo – Recepção e cadastro

Apresentação de documento expedido por órgão oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc)
Atualização de endereço, trabalho, etc.

  • 2° Passo – Pré-triagem

Peso, altura, verificação de pressão arterial, pulso e temperatura;
Uma "picadinha" no dedo para verificar seu hematócrito e/ ou hemoglobina;

  • 3° Passo – Entrevista clínica

É confidencial e o sigilo é absoluto – confie em seu entrevistador e seja sincero;
Você assinará um Termo de Consentimento onde refere ter entendido as informações recebidas, ter respondido com sinceridade ao questionário, concorda com a coleta de sangue e afirma que está ciente de que se houver resultados sorológicos alterados, será chamado pelo serviço de apoio ao doador;

  • 4º Passo – Coleta de sangue

Será realizada a coleta de 450 ml ± 45ml e amostras de sangue para exames obrigatórios por lei;

  • 5º Passo – Lanche

É fornecido lanche acompanhado por líquidos, para repor o volume retirado na doação. Em casa ou no trabalho continue ingerindo bastante líquido.
Observe o que acontece com o sangue doado
Após a coleta, o sangue é separado em seus componentes dentro de 6 a 8 horas, no setor de processamento;

Cada componentes do sangue tem uma finalidade:

Glóbulos vermelhos – servem para tratar anemias;
Plasma (parte líquida do sangue) – serve para tratar hemorragias. Parte do plasma é encaminhado para indústrias que produzem fatores de coagulação, utilizados para tratar hemofílicos;
Plaquetas – servem para tratar ou evitar sangramentos, e em pessoas que fazem quimioterapia.

Doe SANGUE, Doe VIDAS. 

Conhecido como cobreiro a herpes-zóter triplicou em uma década, afetando o público mais idoso. Afeta o nervo da face chamado nervo oftálmico. Ele é causado pelo vírus Varicella zostes, o mesmo da catapora. Tendo possibilidade de 50% de chances de ter a doença na faixa dos 80 anos por terem um sistema imunitário enfraquecido ou pessoas que já tiveram catapora.

Quais os primeiros sintomas?

  • Formigamento e manchas vermelhas na testa
  • Erupção com bolhas, podendo atingir testa e nariz
  • Dormência
  • Inchaço ao redor dos olhos
  • Problema de visão
  • Dor de cabeça
  • Perda de apetite
  • Sensação de mal-estar
  • Febre

Diagnóstico

Pode se identificar pelas erupções cutâneas. Porém pode se diagnosticar com exames de sangue.

Sendo diagnosticado seu tratamento deve ser tratado com urgência, pois pode causar problemas de visão permanentes, como a cegueira. Pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem desenvolver complicações após a contração do vírus, são elas: Cicatrização no olho, glaucoma e perda de visão.

Sendo assim, quais são as formas de tratamento?

A forma mais recomendada é o medicamentos antivirais, sendo alguns casos por via intravenosa. É necessário uso de colírio que combatem esteroides, medicamentos anti-inflamatórios e evitar coçar a erupção cutânea.

Prevenção

A prevenção seria manter as vacinas em dia, principalmente contra a varicela, o que pode prevenir e reduzir a gravidade dos casos.

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices de vacinações no Brasil atingiram o menor patamar nos últimos 24 anos, justificado pela despreocupação com as doenças da população, comprometendo e preocupando o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacina é a principal estratégia para reduzir a exposição aos agentes infecciosos ou mesmo para reduzir a gravidade de uma doença inicial, fugindo de uma escolha pessoal e pensando em seu coletivo, tornando-se pauta de saúde pública.

Afinal, qual a composição de uma vacina? E como irá atuar?
As vacinas são produzidas com microrganismos do agente infeccioso, com uma porcentagem enfraquecida ou praticamente inativa sendo introduzidas no ser humano, gerando uma reação ao nosso sistema de defesa Imunológica um pouco mais lenta.
Ou seja, dessa forma ao segundo contato com a doença o sistema Imune terá uma memória do agente, produzindo um combate mais rápido e eficaz comparado ao contato anterior com o microrganismo, excluindo possibilidade de uma patologia grave.

As vacinas são seguras?
São consideradas totalmente seguras, pois antes mesmo de chegarem até a população as vacinas passarão por diversos anos de estudos e testes, envolvendo avaliações rígidas e rigorosas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolvendo relatórios indicando os benefícios e os possíveis malefícios da introdução de determinada vacina.

Vacinas indicadas para cada fase da vida:
O ministério da Saúde possui um calendário de vacinação, onde contempla recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Essas vacinas devem ser seguidas corretamente, para que não haja a possibilidade de uma contaminação no futuro, além da importância para a população no todo.

O que é preciso para vacinar-se:
Toda a população Brasileira tem direito garantido de vacinar-se, além de ser gratuito basta comparecer a um posto de saúde próximo de sua casa com o cartão de vacinação, para que dessa forma seja verificada a necessidade da inserção da vacina.

Quais as consequências de não me vacinar?
Dificilmente a vacinação irá atingir 100% da população, mas quanto maior for o número de pessoas vacinadas, maior será a proteção, até mesmo aos não vacinados, porém continuarão totalmente expostos.
Além de ser prejudicial aqueles que não utilizam esse meio de prevenção, as pessoas tornam-se suscetíveis, pois os agentes locomovem-se e multiplicam-se com mais facilidade, afetando diretamente em pessoas que não podem por algum motivo usufruir da vacina, seja por alguma contraindicação ou por não fazer parte do grupo de risco.
Atente-se ao seu calendário de vacinas e contribua para uma saúde coletiva de qualidade.