15 mitos e verdades sobre as doenças de pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, pode ser acometida por inúmeras doenças, provocadas pela má higiene, por contato com alergênicos e exposição excessiva ao sol ou ao frio. Além disso, certos problemas cutâneos têm origem emocional, genética ou, até mesmo, desconhecida.

Muitas pessoas não procuram tratamento ou só marcam uma consulta com um especialista quando os sintomas já estão em estado avançado. Caso da psoríase capilar que é facilmente confundida com a caspa. Outras pessoas, por sua vez, devido à falta de informação, evitam entrar em contato com o doente por medo de contrair uma dessas enfermidades. Como o vitiligo, que não é contagioso, mas muita gente ainda acredita que sim! Esse preconceito preconceito só piora a aceitação e a qualidade de vida do portador da doença.

Existem, ainda, aquelas pessoas que adotam alguns hábitos sem se questionar se faz realmente sentido ou não, como usar produtos caseiros como opção de tratamento. A seguir, listamos as verdades e mentiras sobre algumas doenças de pele. Confira!

 

1 Tomar sol piora a psoríase.

Mito. A exposição moderada nos horários em que o sol é benéfico à saúde, isto é, antes das 10h e depois das 16h, é uma forma de tratar a doença, já que diminui a inflamação das placas causadas pelo sistema imunológico. O que costuma agravar os sintomas é o clima frio e seco. Por isso, é importante usar um creme calmante para regenerar a pele. Mas esses não devem ser tomados como os únicos meios de tratamento. Por isso, o acompanhamento médico é essencial.

 

2 Usar produtos caseiros é uma forma de tratar a psoríase.

Mito. Não é recomendado fazer misturas caseiras para aplicar na pele. Dependendo do que você coloca, além de piorar a doença, pode trazer outros problemas. Nem pense em se automedicar. Como a psoríase é uma doença inflamatória crônica e com vários tipos de sintomas, os tratamentos podem incluir medicamentos tópicos e orais. Só o dermatologista é capaz de avaliar o caso e indicar a melhor terapia.

 

3 A psoríase também pode aparecer no couro cabeludo.

Verdade. Esse é um dos locais mais comuns. Tanto que, muitas vezes, é difícil distinguir a caspa da psoríase, já que ambas apresentam sintomas semelhantes, como coceira, vermelhidão e descamação. Vale lembrar que a doença também pode acometer outras partes do corpo, como joelhos, cotovelos e tronco.

 

4 A rosácea atinge outros órgãos além da pele.

Verdade. Essa doença inflamatória crônica ataca os vasinhos da pele e pode se espalhar para outros órgãos em 50% dos casos. A rosácea apresenta vários níveis de complicações, como sensibilidade, vermelhidão, coceira e pequenas brotoejas. Com isso, pode atingir os olhos, causando inflamação nas pálpebras e até conjuntivite.

 

5 Só as mulheres podem ter rosácea.

Mito. Mas a maior probabilidade é de a doença ser desenvolvida por mulheres de pele clara, entre 30 a 60 anos. Nos homens, no entanto, apresenta a forma mais grave chamada rinofima. Essa enfermidade causa o espessamento da pele, formando nódulos inflamatórios, que podem aumentar o tamanho do nariz, deixando a região com aspecto inchado e grosseiro. 

 

6 O alcoolismo pode desencadear a rosácea.

Verdade. Mas não é o único agente. A doença pode ser resultado de fatores psicológicos, exposição à luz, ao vento e ao frio, e à ingestão de alimentos quentes. Como não há cura, só tratamento e controle, tudo o que pode ser considerado um agente que agravará a doença precisa ser afastado. Então, a pessoa precisa evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, usar protetor solar, hidratar muito bem a pele, e se houver indicação, tomar medicamentos.

 

7 Quem tem rosácea e vitiligo pode usar maquiagem.

Verdade. Mas a maquiagem não pode e nem deve substituir o tratamento. Portanto, o primeiro passo é consultar o médico e, com a orientação dele, adquirir maquiagens de qualidade, hipoalergênicas e sem fragrância. Não é toda maquiagem que deve ser aplicada; algumas podem deixar a pele ainda mais sensível.

 

8 Vitiligo é contagioso.

Mito. As manchas aparecem em qualquer lugar do corpo, principalmente nas áreas de atrito, com as mãos e o rosto. Como é visível, muitas pessoas ainda acreditam que podem se contaminar tocando a pessoa com vitiligo. Isso não acontece!

 

9 O estresse pode provocar o vitiligo. 

Verdade. Recentemente, a digital influencer Sophia Alckmin, filha do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse em seu perfil no Instagram que aceitava a doença, e que começou, provavelmente, na mesma época da morte de seu irmão – Thomaz, morreu em um acidente de helicóptero em 2015. Em alguns casos, a pessoa fica tão estressada que as manchas podem aumentar e evoluir. Além disso, a doença também pode ser genética e está associada ao excesso de sol e de substâncias tóxicas, como a hidroquinona e derivados do fenol.

 

A digital influencer Sophia Alckmin revelou que tem vitiligo

 

10 Existe mais de um tipo de vitiligo.

Verdade. O vitiligo é uma doença cutânea caracterizada pela falta de melanina, deixando a pele com manchas brancas. Há dois tipos: o segmentar ou unilateral, que se manifesta nos jovens e em apenas uma parte do corpo; e o não segmentar ou bilateral, o tipo mais comum, e se manifesta dos dois lados do corpo (mãos, pés, joelhos).

 

A modelo Winnie Harlow tem vitiligo desde os 4 anos de idade

 

11 Chocolate pode causar acne.

Em termos. Pesquisas apontam que alguns alimentos podem elevar os níveis de glicemia no organismo, como aqueles ricos em açúcares e carboidratos refinados. Por isso, se você exagerar no consumo, pode sim ter acne. Invista em uma versão 70% cacau, cerca de 50 gramas (dois quadradinhos) por dia. Mas vale ficar de olho na sua pele e, se a acne aumentar com o consumo, procure um especialista. 

 

12 A acne aparece mais no período menstrual.

Verdade. A acne adulta surge por conta das alterações hormonais. Quem tem pele oleosa e não cuida, provavelmente tem mais chances de desenvolver o problema. O estresse e a ansiedade favorecem o aparecimento. Um alerta: a Síndrome dos Ovários Policísticos pode causar acne devido aos distúrbios hormonais.

 

13 Lavar o rosto pode prevenir acne.

Em termos. Se você tem a pele oleosa, controle a oleosidade lavando o rosto duas vezes por dia, de manhã e à noite, com sabonete adstringente, além de outros produtos oil free. Mas lavar em excesso pode causar o efeito rebote por remover a oleosidade natural. A pele, por sua vez, produz mais oleosidade para suprir aquela que foi retirada. Vira um ciclo vicioso e piora o problema.

 

14 Espremer espinha pode causar infecções mais sérias.

Verdade. Quando você espreme, cria uma porta de entrada para bactérias que vão para a derme e o tecido subcutâneo. Mesmo com as mãos e a pele higienizadas, há o risco de ocorrer inflamação, inchaço, cicatriz e manchas. E quando você espreme sem o menor cuidado, esse risco triplica. Dependendo do local e da forma como você espreme, as bactérias podem cair no sistema linfático e as consequências podem ser graves, sendo necessário o uso de medicamentos orais, como antibióticos. Foi o que aconteceu com a jornalista Izabella Camargo, apresentadora do tempo, da TV Globo.

 

15 Banho quente pode danificar a pele.

Verdade. A água quente retira o manto hidrolipídico, que é a oleosidade natural que protege a pele. Evite longos banhos quentes e com sabonetes bactericidas, que deixam a pele ressecada e avermelhada, aumentando as chances de rachaduras e coceiras. Por mais que seja impossível tomar banho morno no inverno, diminua o tempo embaixo do chuveiro, use sabonete neutro de glicerina e hidrate muito bem a pele.

 

Você já teve um desses problemas? Conta pra gente, na área de comentários, como descobriu e quais foram os tratamentos indicados.

Fontes: Sociedade Brasileira de Dermatologia e Ministério da Saúde.




FAÇA SEU COMENTÁRIO

ENTRE EM CONTATO