Você já conhece os benefícios do Mocotó?

Você sabe de onde veio este rico alimento?

O Mocotó surgiu na época da escravidão, nesta época os Senhores fazendeiros e proprietários dos escravos, comiam as carnes e jogavam fora os ossos e era destes ossos que os escravos tiravam tudo que precisavam para se manterem fortes para as suas tarefas.

O Mocotó é a parte da canela e pé do Boi, é considerado uma das refeições mais saudáveis e nutritivas do mundo. Nesta parte estão presentes as cartilagens, tendões e o Tutano (parte interna do osso) e é justamente nessas partes que estão a maioria das proteínas, vitaminas e minerais, sendo extremamente resistentes, pois fornecem o sustento de todo o corpo do Boi.

É através do caldo de Mocotó que conseguimos obter Colágeno de alto valor biológico. Uma proteína que dá o aspecto gelatinoso ao caldo e para o nosso corpo oferece aminoácidos essenciais com benefícios antienvelhecimentos, melhorando o sistema imunológico, a pele, cabelos, unhas, ossos e juntas. É do tutano que são fornecidas gorduras boas, vitaminas A, D, E e K, que são poderosos antioxidantes, minerais como o zinco que beneficia o sistema nervoso central, também o cálcio, fósforo, magnésio, sódio e potássio.

Muitos ingredientes adicionados ao Mocotó, além de deixar mais gostoso, contribuem para um conjunto ainda mais saudável. O tomate fornece o licopeno, alho e cebola com antioxidantes e suas propriedades medicinais. O pimentão, cebolinha, cheiro verde e o louro fornecem cálcio e outros minerais e vitaminas.

O caldo tem sabor forte e encorpado, é uma ótima fonte de energia sendo recomendado para crianças que são muito ativas e precisam de energia para gastar e reposição de nutrientes. Em muitas pessoas ocorre o aumento da disposição sexual pelo efeito estimulante e fortificante do caldo. É ótimo em dietas de emagrecimento, pois uma xícara do caldo possui poucas calorias. Por ser rico em gorduras e proteínas, a digestão é lenta e isto fornece grande saciedade.

Se você não consome Mocotó, pois pensa que este alimento é muito gorduroso e pode te causar colesterol, confira a tabela nutricional abaixo e saiba mais sobre em Colesterol.

 

Confira a Tabela Nutricional do Mocotó

Calorias e nutrientes: Mocotó Bovino

 

 

(100g de parte comestível)

 

Energia, macronutrientes e fibra

Calorias

214,00 kcal

Proteína

28,81 g

Lipídeos Totais

10,13 g

Carboidrato

-

Fibra Total

-

Minerais

Cálcio

6,00 mg

Magnésio

24,00 mg

Manganês

0,01 mg

Fósforo

222,00 mg

Ferro

1,00 mg

Sódio

50,00 mg

Sódio de Adição

333,00 mg

Potássio

363,00 mg

Cobre

0,01 mg

Zinco

2,83 mg

Selênio

43,20 mcg

Vitaminas

Retinol

2,00 mcg

Vitamina A

2,00 mcg

Tiamina

0,64 mg

Riboflavina

0,31 mg

Niacina

5,36 mg

Equivalente Niacina

11,46 mg

Piridoxina

0,40 mg

Cobalamina

0,55 mcg

Folato

9,00 mcg

Vitamina D

0,80 mcg

Vitamina E

0,32 mg

Vitamina C

0,40 mg

Gorduras e açúcar

Colesterol

83,00 mg

Ácidos Graxos Saturados

3,54 g

Ácidos Graxos Monoinsaturados

4,49 g

Ácidos Graxos Poliinsaturados

0,85 g

Ácidos Graxos Poliinsaturados 18:2

0,73 g

Ácidos Graxos Poliinsaturados 18:3

0,02 g

Ácidos Graxos Trans

0,03 g

Açúcar Total

-

Açúcar de Adição

-




FAÇA SEU COMENTÁRIO

ENTRE EM CONTATO