Será que o uso prolongado do celular pode ser prejudicial à saúde?


 

Hoje em dia é cada vez mais comum nos deparamos com as pessoas grudadas com os aparelhos celulares nas mãos, estejam elas nas ruas, nos restaurantes ou até mesmo no local de trabalho. Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2016, cerca de 77,1% da população brasileira com 10 anos ou mais já possuí seu próprio celular.

Com o crescimento do uso dos celulares, várias questões vêm sendo levantadas, inclusive se os aparelhos são capazes de prejudicar de alguma forma a nossa saúde. Estudos mostram que os brasileiros passam pelo menos 3 horas do seu dia no celular, os mais jovens chegam a passar pelo menos 4 horas.

Diante desses dados, trouxemos alguns problemas que o uso prologado dos aparelhos pode trazer para a saúde e dicas de como evitar, confira:

 

Problemas de Visão

A luz azul emitida pelos celulares, tablets, TVs e computadores podem causar danos irreversíveis à visão. Segundo especialistas, o mais comum é a síndrome do olho seco, que ocorre quando o olho produz menos lágrimas do que o normal. Isso acontece porque o uso dos aparelhos exigem um foco grande, diminuindo o número de vezes que piscamos, sendo considerado ideal em média 15 vezes por minuto, e com o esforço chega a cair para 5 vezes por minuto.

Dicas

  • Pessoas que trabalham com computador, o ideal é que esteja sempre no mesmo nível do olhar;
  • Dar pausas dos aparelhos, seja ele computador ou celular  a cada duas horas também ajudam a evitar maiores complicações;
  • Ar-condicionado também desidrata os olhos e amplia os problemas causados pela luminosidade, evite passar muito tempo combinando os dois;
  • É importante lembrar-se de ajustar as configurações de brilho do celular, deixe no automático para que o brilho se regule de acordo com a luminosidade do local.

 

Insônia

O uso do celular antes de dormir pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono. Isso acontece devido à luz azulada que os aparelhos emitem, fazendo com que nosso cérebro permaneça por mais tempo ativo, afastando o sono.

Dicas:

  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos até 2 ou 3 horas antes de dormir;
  • Alguns aparelhos permitem que a luminosidade seja alterada do azul para o amarelo ou alaranjado, mas se o seu não possui esta opção, existem aplicativos que fazem isso;
  • Preferir luzes amarelas quentes ou avermelhadas para iluminar a casa durante a noite;

 

Problemas ortopédicos

Os problemas ortopédicos estão relacionados, principalmente, com a má postura dos usuários. Normalmente quando usamos o celular inclinamos o pescoço para frente e para baixo, podem surgir às dores de cabeça, nos braços e no pescoço.

Além disso, ficar horas digitando, pode causar inflamação dos músculos, gerando tendinites nas mãos. O polegar é o membro mais atingido, isso porque normalmente é o mais usado na hora de digitarmos no celular, causando um movimento repetitivo que pode levar a LER, lesão por esforço repetitivo.

Dicas

  • Tente não sobrecarregar o polegar, tente segurar o celular com uma das mãos e digitar com o indicador da outra, sempre trocando;
  • Fortifique a região das mãos fazendo movimentos rotativos com os pulsos.
  • Faça alongamento dos braços e das mãos.

 

Postura

Temos o péssimo hábito de usar os aparelhos eletrônicos com a cabeça baixa, ou seja, com o pescoço curvado, essa posição pode ocasionar dores na região.

Isso ocorre devido à carga sobre a cervical, por exemplo, num ângulo de 15 graus (cabeça mais ereta), a carga sobre a cervical é de 12 quilos; se passar a 60 graus (cabeça abaixada), chega a 27 quilos.

Quando ficamos nessa posição por tempo excessivo, sobrecarregamos a coluna e pode haver dores no pescoço por fadiga muscular.

Dicas:

  • Tente usar o celular com a cabeça ereta, levando à altura dos olhos;
  • Faça exercícios de alongamento para relaxar a tensão no pescoço;
  • Pratique atividade física regular para fortalecer a musculatura.

Lembre-se, não é preciso parar de usar os celulares e aparelhos eletrônicos, o importante é se atentar e tomar os cuidados necessários para não apresentar problemas futuros.




FAÇA SEU COMENTÁRIO

ENTRE EM CONTATO