A importância em manter o calendário de vacinas em dia

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) os índices de vacinações no Brasil atingiram o menor patamar nos últimos 24 anos, justificado pela despreocupação com as doenças da população, comprometendo e preocupando o Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacina é a principal estratégia para reduzir a exposição aos agentes infecciosos ou mesmo para reduzir a gravidade de uma doença inicial, fugindo de uma escolha pessoal e pensando em seu coletivo, tornando-se pauta de saúde pública.

Afinal, qual a composição de uma vacina? E como irá atuar?
As vacinas são produzidas com microrganismos do agente infeccioso, com uma porcentagem enfraquecida ou praticamente inativa sendo introduzidas no ser humano, gerando uma reação ao nosso sistema de defesa Imunológica um pouco mais lenta.
Ou seja, dessa forma ao segundo contato com a doença o sistema Imune terá uma memória do agente, produzindo um combate mais rápido e eficaz comparado ao contato anterior com o microrganismo, excluindo possibilidade de uma patologia grave.

As vacinas são seguras?
São consideradas totalmente seguras, pois antes mesmo de chegarem até a população as vacinas passarão por diversos anos de estudos e testes, envolvendo avaliações rígidas e rigorosas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) desenvolvendo relatórios indicando os benefícios e os possíveis malefícios da introdução de determinada vacina.

Vacinas indicadas para cada fase da vida:
O ministério da Saúde possui um calendário de vacinação, onde contempla recém-nascidos, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Essas vacinas devem ser seguidas corretamente, para que não haja a possibilidade de uma contaminação no futuro, além da importância para a população no todo.

O que é preciso para vacinar-se:
Toda a população Brasileira tem direito garantido de vacinar-se, além de ser gratuito basta comparecer a um posto de saúde próximo de sua casa com o cartão de vacinação, para que dessa forma seja verificada a necessidade da inserção da vacina.

Quais as consequências de não me vacinar?
Dificilmente a vacinação irá atingir 100% da população, mas quanto maior for o número de pessoas vacinadas, maior será a proteção, até mesmo aos não vacinados, porém continuarão totalmente expostos.
Além de ser prejudicial aqueles que não utilizam esse meio de prevenção, as pessoas tornam-se suscetíveis, pois os agentes locomovem-se e multiplicam-se com mais facilidade, afetando diretamente em pessoas que não podem por algum motivo usufruir da vacina, seja por alguma contraindicação ou por não fazer parte do grupo de risco.
Atente-se ao seu calendário de vacinas e contribua para uma saúde coletiva de qualidade. 
 

 




FAÇA SEU COMENTÁRIO

ENTRE EM CONTATO