Nutrólogos e Nutricionistas, existe alguma diferença?

 

A função de ambos é a correção de desequilíbrios nutricionais e a reeducação alimentar. Esses profissionais ensinam ao paciente como se alimentar corretamente, verificam as deficiências e excessos nutricionais de cada metabolismo e indicam a ingestão correta de macro e micronutrientes.

Os macronutrientes são aqueles necessários em grandes quantidades no organismo e que fornecem energia ao corpo, como carboidratos, lipídios e proteínas. Já os micronutrientes são necessários em menores quantidades, porém são de fundamental importância para a manutenção do organismo, como as vitaminas.

 

A maior diferença seria : 

  • O nutricionista, é formado na área de nutrição em curso do nível superior. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • O nutrólogo, é formado com graduação em medicina, com posterior especialização em nutrologia.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O NUTRICIONISTA é responsável por verificar as deficiências e os excessos nutricionais de cada indivíduo, coordenando programas de educação alimentar individuais ou coletivos, além de ser responsável por montar cardápios adequados com os melhores hábitos alimentares para cada tipo de metabolismo. São também responsáveis por planejar e coordenar o preparo de refeições, controlando o preparo dos alimentos e a higiene do processo. E ele NÃO receita medicamentos.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O NUTRÓLOGO é responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que se relacionam ao comportamento alimentar, podendo correlacionar o diagnóstico da patologia nutricional com outras áreas da medicina, como cardiologia, gastroenterologia, oncologia, entre outras; se necessário, possui propriedade para prescrever medicamentos para o controle das patologias. Esse profissional avalia a carência ou o excesso de nutrientes no organismo por meio de exames específicos.