Hormônios de felicidade, sabia como você pode contribuir com a felicidade do seu corpo

 

 

Dopamina, serotonina, oxitocina, e endorfina formam este quarteto responsável pela nossa felicidade. Muitos eventos podem desencadear esses neurotransmissores, existem maneiras através das quais podemos intencionalmente fazê-los fluir. Nenhuma pessoa sã manifestaria oposição em ter níveis mais elevados nessas áreas.

Vejamos mais sobre esses hormônios de felicidade:

 

A DOPAMINA nos motiva a agir em direção a metas, desejos e necessidades, e nos dá uma onda de prazer quando conseguimos. Procrastinação, autodúvida e falta de entusiasmo estão ligadas a baixos níveis de dopamina. A função da dopamina é naturalmente importante para a comunicação dos neurônios e atua em diversos sistemas do organismo, como a regulação motora dos movimentos voluntários, do humor, das vias da memória, da atenção, do prazer, entre outras.

 

A OXITOCINA cria intimidade, confiança e constrói relacionamentos saudáveis. É liberada por homens e mulheres durante o orgasmo, e pelas mães durante o parto e amamentação. A oxitocina aumenta a fidelidade. O cultivo de ocitocina é essencial para a criação de laços fortes e melhores interações sociais. Muitas vezes referida como o hormônio do afago, uma maneira simples de manter a oxitocina fluindo é dar um abraço em alguém.

 

A SEROTONINA flui quando você se sente importante. Refletir sobre suas últimas conquistas significativas permite ao cérebro reviver a experiência. Fazer práticas de gratidão são populares para liberação desse hormônio. Eles nos lembram que somos valorizados e que temos muitas na vida para valorizarmos. Se você precisa de um impulso de serotonina durante um dia estressante, dedique alguns minutos para refletir sobre realizações passadas. Banhos de sol frequentes, nossa pele absorve os raios UV que promovem Vitamina D e produzem serotonina.

 

A ENDORFINA é liberada em resposta à dor e stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e depressão. Semelhante à morfina, a endorfina age como um analgésico e sedativo, diminuindo a nossa percepção da dor.

Junto com o exercício regular, o riso é uma das maneiras mais fáceis de induzir a liberação de endorfina. Manter o seu senso de humor no trabalho, encaminhando e-mails engraçados, e encontrando várias coisas para rir durante o dia são uma ótima maneira de manter o médico longe.

Estudos têm mostrado que o chocolate escuro e alimentos picantes levam o cérebro a liberar endorfinas. Mantenha alguns óleos perfumados e um pouco de chocolate escuro em sua mesa para conseguir um impulso rápido de endorfina.

É tudo uma questão de entrar no banco do condutor da vida. Ao invés de esperar para a felicidade aparecer magicamente, estas estratégias irão funcionar como um catalisador útil na criação de hábitos pró-ativos