Neuropediatra

 

 

A Neuropediatria é o ramo da neurologia que se dedica ao estudo das doenças do desenvolvimento e maturação do sistema nervoso. Devido às características do desenvolvimento infantil, possui importância no controle de doenças com comprometimento neurológico. A atuação dos profissionais nesta especialidade engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. Atua a partir dos anos iniciais do desenvolvimento, desde o período neonatal; possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, dores de cabeça e junto a crianças portadoras de Deficiência Intelectual, Transtorno do Espectro Autista, ou com distúrbios de aprendizagem e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

 

Especialidade: Neurologia Neonatal

 

Acompanhar o desenvolvimento neuropsicomotor é uma das principais atribuições do neurologista pediátrico, pois é na evolução do desenvolvimento que se observam os aspectos de saúde e doença importantes para o futuro das crianças. Neste sentido, as intervenções que possam ser realizadas de maneira precoce são as mais eficazes.

plasticidade cerebral, que é a capacidade do cérebro de aprender e adaptar-se às mais variadas situações, está mais ativa nos primeiros três anos de vida da criança. Sabe-se que desta fase da vida dependem, portanto, muitas das características da futura personalidade, da cognição, da memória e do aprendizado. Tudo que acontece neste período pode deixar marcas – boas ou ruins – que acompanharão o indivíduo para o restante de sua vida.

Em especial no período neonatal, que compreende o primeiro mês de vida da criança, os bons ou maus estímulos podem influenciar todo o seu desenvolvimento futuro.