Medicina Hiperbárica

 

Medicina Hiperbárica


Oxigenoterapia hiperbárica é uma modalidade terapêutica na qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica. Ela provoca um espetacular aumento na quantidade de oxigênio transportado pelo sangue, na ordem de 20 vezes o volume que circula em indivíduos que estão respirando ar ao nível do mar. Nestas condições, o oxigênio produzirá uma série de efeitos de interesse terapêutico, tais como: combate infecções bacterianas e por fungos, compensa a deficiência de oxigênio decorrente de entupimentos de vasos sanguíneos ou destruição dos mesmos, como acontece em casos de esmagamentos e amputações de braços e pernas, normalizando a cicatrização de feridas crônicas e agudas; neutraliza substâncias tóxicas e toxinas, potencializa a ação de alguns antibióticos, tornando-os mais eficientes no combate às infecções e ativa células relacionadas com a cicatrização de feridas complexas.


Câmara Hiperbárica


A câmara hiperbárica consiste em um equipamento médico fechado, resistente à pressão, geralmente de formato cilíndrico e construído de aço ou acrílico e que pode ser pressurizado com ar comprimido ou oxigênio puro. Podem ser de grande porte, acomodando vários pacientes simultaneamente ou de tamanho menor, comportando somente um indivíduo.
 
 

O Oxigênio


O oxigênio é administrado através de máscaras e capacetes de plástico apropriados para esta finalidade. Existe ainda a possibilidade, em se tratando de câmaras monopacientes, de o paciente respirar o oxigênio diretamente da atmosfera da câmara, quando esta é pressurizada com este gás.


Indicações Gerais
Normalmente o tratamento é indicado para feridas de difícil cicatrização como, por exemplo:


•    Na região das nádegas de pessoas acamadas por um longo período e nos pés de diabéticos infecções graves com destruição muscular, de pele, ou gordura subcutânea
•    Lesões de bexiga, intestinos, ossos e cérebro, causadas tardiamente por radioterapia
•    Esmagamentos e amputações traumáticos, infecção crônica dos ossos, procedimentos de cirurgia plástica reparadora, quando se recobre uma ferida com pele ou músculos retirados de outra parte do corpo do próprio paciente, com risco de insucesso presença de bolhas de ar na corrente sanguínea, complicação passível de ocorrer após a realização de alguns procedimentos médicos; 
•    Queimaduras extensas, coleção de pus ou ar no cérebro, causados, respectivamente, por processo infeccioso e trauma.