Cuidados com a pele no verão!


Com a chegada do verão, os raios solares ficam mais intensos e a alta temperatura deixa a pele mais vulnerável a problemas, como sensibilidade e ressecamento. Para aproveitar a estação mais quente do ano sem se preocupar, é importante tomar alguns cuidados antes de sair ao ar livre. Confira a seguir:

- Mantenha a pele limpa, hidratada e seca!

Para manter a pele saudável durante o verão, é importante mantê-la limpa e hidratada, sendo recomendado tomar pelo menos 2 banhos por dia, pois, assim é possível eliminar o suor. Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.

- Use filtro solar!

Não apenas no verão, mas em qualquer estação do ano, o filtro solar com fator de proteção no mínimo 30 é item obrigatório para manter a pele saudável.

O protetor deve ser aplicado pelo menos 30 minutos antes da exposição direta ao sol e precisa ser reaplicado a cada intervalo de duas horas ou após o contato com a água.

- Beba muita água!

A chave de uma pele bem hidratada no verão é a água. Por isso, todo cuidado com o corpo começa de dentro para fora – ou seja, bebendo água! Em média, uma pessoa precisa beber dois litros de água por dia. Os chás gelados e sucos de frutas também serão seus aliados no dia a dia.

- Evite pegar sol diretamente no corpo!

Muita gente adora “tomar sol” para estimular o bronzeamento da pele, mas é importante lembrar que essa prática é prejudicial, principalmente entre os horários de mais força dos raios solares, que acontecem entre às 10h e 16h. Opte sempre por locais de sombra, uso de chapéu, boné e guarda-sol.

Lembrando que todos esses cuidados devem ser diários e constantes, para se proteger das consequências que o sol pode causar.

Cuidados com a pele são essenciais para evitar o câncer.

O Ministério da Saúde alerta sobre o câncer de pele que ocorre principalmente nas áreas do corpo que estão mais expostas ao sol, como, por exemplo, o rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas são manchas que coçam, descamam ou sangram. Pintas e sinais que mudam de tamanho, forma ou cor, além de feridas que não cicatrizam.

Notando qualquer um desses sintomas ou sinais, procure imediatamente um médico para uma consulta, diagnóstico e, caso necessário, tratamento.

Agende uma consulta hoje mesmo com um de nossos dermatologistas e aproveite o verão com mais tranquilidade!